Voltar




Objetivo

O objetivo da organização do 4° Simpósio de Geotecnologias no Pantanal - 4° GeoPantanal é promover o encontro de profissionais das comunidades acadêmico-científicas e de estudantes interessados no uso de geotecnologias para estudos no Pantanal, incluindo-se a região do entorno situada também na Bolívia e Paraguai, delimitadas pela bacia do alto rio Paraguai.

Além disso, a organização do evento abre oportunidade para a submissão de trabalhos desenvolvidos em áreas úmidas semelhantes ao Pantanal e também para trabalhos de desenvolvimento metodológico que, de alguma forma possam ser aplicados ao Pantanal.

Geotecnologia é um conjunto de tecnologias de informação espacial para coleta, processamento, interpretação, análise e disponibilização de informação com referência geográfica, amplamente utilizada em diferentes áreas do conhecimento em distintas aplicações. Dentre as geotecnologias estão o sensoriamento remoto por satélite, o geoprocessamento, os sistemas de informações geográficas (SIGs), os WebGIS, os bancos de dados georreferenciados, os Sistemas de Posicionamento Global (GPS), a aerofotogrametria, a geodésia, a agrimensura etc.

O evento irá oferecer oportunidades para:
   » Divulgação de trabalhos científicos;
   » Ampliação do conhecimento sobre aplicação de geotecnologias ao estudo de áreas úmidas e;
   » Fomento de cooperação inter-institucional e internacional.

Em função do forte turismo na região de Bonito e da proximidade com a vegetação do Chaco, única do Brasil, a organização do GeoPantanal incentiva que profissionais da área submetam artigos desenvolvidos com o uso de geotecnologias para estudos relacionados ao Turismo, Chaco e Sustentabilidade.