Voltar

Projetos em Destaque

Este espaço foi criado para a divulgação dos projetos em destaque na área de Geotecnologias, disponibilizando desta forma diversos tipos de material técnico e didático de interesse.

Fisionomias da Vegetação nas Sub-regiões do Pantanal Brasileiro
Autor (es): Myrian de Moura Abdon, João dos Santos Vila da Silva

Este livro, dividido em 14 capítulos, representa o esforço de disponibilizar ao público fotos de diferentes tipos de vegetação do Pantanal, retratando a diversidade de ambiente que é esta grande planície alagável. Informações sobre solo, relevo, posicionamento geofráfico, dentre outras, foram adicionadas a cada foto. Espera-se que este conjunto de informações auxilie o leitor a compreender um pouco mais esta região e o faça imaginar que um ambiente tão rico quanto este precisa ser utilizado com cuidado, garantindo sua conservação.
taquari Mapeamento fotográfico da bacia hidrográfica do rio Taquari
Autor (es): Myrian de Moura Abdon, João dos Santos Vila da Silva, Rosely F. dos Santos

O mapeamento fotográfico da Bacia Hidrográfica do Rio Taquari foi desenvolvido em forma de multimídia visando ser utilizado como material didático na área de educação ambiental e como subsídio aos projetos de pesquisa da região.


Probio
Vegetação do Pantanal - Probio
Resultados do projeto "Levantamento e mapeamento dos remanescentes da cobertura vegetal do bioma Pantanal, período de 2002 na escala de 1:250.000”, coordenada pela Embrapa Informática Agropecuária (Campinas - SP) e desenvolvido em parceria com Embrapa Gado de Corte, INPE e o IMAP, como componente do Programa de Conservação e Utilização Sustentável da Diversidade Biológica Brasileira (PROBIO). São disponibilizados para downloads publicações, mapas e imagens.
   
educa_sere Projeto Educa SeRe
O Projeto Educa SeRe tem por objetivo criar séries de cartas imagens, abordando várias aplicações de sensoriamento remoto na área de recursos naturais, de tal forma que formem uma coleção, para serem utilizadas como material didático.
   
atlas Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica através de Imagens de Satélite

O Atlas de Ecossistemas da América do Sul e Antártica através de Imagens de Satélite, do Projeto Educa SeRe, foi criado para ser utilizado como material didático no ensino fundamental e médio. Esse Atlas, publicado na forma de CD ROM, tem uma versão em português e espanhol e conta com 250 imagens de satélite, 147 textos e fotos de campo dos ecossistemas da América do Sul e da Antártica.
   
terra_lib TerraLib

A TerraLib é uma biblioteca de classes e funções para a construção de aplicativos geográficos. A biblioteca conterá componentes de gerencimento de dados, estrutura de dados espaciais, conversão de dados e algoritmos de análise espacial.
   
terra_view TerraView

TerraView é um aplicativo construído com a biblioteca TerraLib que manipula dados vetoriais (pontos, linhas e polígonos) e matriciais (grades e imagens) armazenados em banco de dados ACCESS, PostgreSQL, MySQL ou Oracle.