Voltar

Histórico e Turismo - Cáceres, MT

Conheça um pouco sobre cáceres

Cáceres foi Fundada em 06 de Outubro de 1778 pelo tenente de dragões Antônio Pinto do Rego e Carvalho, por ordem do capitão-general Luiz de Albuquerque de Mello Pereira e Cáceres, quarto governador de Mato Grosso. Alguns dos motivos para a ocupação foram à fertilidade do solo regado por abundantes águas; a necessidade de defesa e incremento da fronteira sudoeste de Mato Grosso; comunicação entre Vila Bela da Santíssima Trindade e Cuiabá e, pelo Rio Paraguai, com São Paulo. Logo a economia cacerense se estruturou nas atividades agropecuárias e extrativismo animal e vegetal ocasionando o desenvolvimento da cidade e, conseqüentemente a sua elevação a categoria de vila e município, em 1859, e a de cidade em 1874. A cidade de Cáceres tem 231 anos de existência, mas somente após ser estabelecido a franquia da navegação pelo rio Paraguai entre o Brasil e o Paraguai, em 1.856, é que o surto de desenvolvimento se fortaleceu. Cáceres foi importante centro comercial e o ciclo da poaia trouxe muita riqueza à região, logo seguido pelo também enriquecedor ciclo da borracha. De todo o movimento enquanto próspero porto fluvial ficaram dezenas de imóveis que se encontram em boas condições de conservação. É inegável o valor histórico e arquitetônico do conjunto de edificações do centro de Cáceres. Atualmente Cáceres possui aproximadamente 86.805 habitantes (IBGE, 2008) . O município de Cáceres volta também as suas ações para o turismo, fazendo com que em 2009 Cáceres fosse selecionado pelo Governo Federal, dentre os 5.564 municípios do País, como um dos 65 Destinos Indutores do Turismopela exuberância de seu patrimônio histórico, cultural e natural, conforme podem ser observados a seguir.

Atrativos Históricos


Fazenda Facão

Encontra-se a beira da BR-070 (principal acesso a Cáceres) e pertencia a Usina da Ressaca. Pertenceu a Usina da Ressaca, a maior produtora de açúcar do século XVIII, e deve ser levada em consideração sua importância histórica.

No passado, a fazenda produzia derivados de cana-de-açúcar, especialmente a aguardente e o açúcar, além de cereais e farinha de mandioca. Hoje, tem suas histórias, lendas, sítios arqueológicos, grutas, cavernas, trilhas, ecoturismo e cachoeira com água da bica. Localiza-se a cerca e 10 km de Cáceres.

 

Fazenda Jacobina

A história da fazenda se confunde com a história da cidade. Nos primeiros tempos, chegou a ter mais habitantes do que a própria cidade de Cáceres. Em 1827, tinha cerca de 60 mil cabeças de gado, plantações de mandioca, feijão, café. Com a abolição da escravidão e as leis trabalhistas da Era Vargas, foram decisivas para o declínio da fazenda.No passado, a Fazenda Jacobina foi a célula-máter de Cáceres (Vila Maria), pois era a mais rica fazenda da província, dos coronéis, dos escravos e de Sabino Vieira, que ali ficou exilado na guerra da Sabinadas.A Fazenda, tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual, é propícia para o turismo rural e é um marco histórico com seus casarões de estilo Colonial do século XVIII.

 

Fazenda Ressaca

No passado, a fazenda tinha uma grande produção anual de açúcar e aguardente. Possuía também uma fábrica de farinha de mandioca e uma fundição de bronze. As margens do rio Paraguai, possuía um excelente porto para os navios a vapoRua É um marco histórico regional com suas monumentais construções de arquitetura Colonial, suas estórias e sítios arqueológicos das antigas civilizações indígenas do Pantanal (Índio Guatós). Hoje a fazenda é grande produtora de pecuária de corte.

 

Fazenda Barranco Vermelho

Com arquitetura histórica Eclética imponente e majestosa da década de 30, à margem esquerda do rio Paraguai, a fazenda possuía uma indústria saladeira, charqueada (fardos de carne seca). Hoje está a serviço da história, berço das antigas civilizações indígenas em seus sítios arqueológicos e funciona como um pousada turística, com belíssimas paisagens naturais, fauna e flora exuberante e local ideal para a prática de pesca esportiva.

 

Fazenda Descalvados

No passado, a fazenda era uma grande “fábrica que distribuía fumaça na planície pantaneira”, extraindo produtos derivados de carne bovina. A indústria era organizada por uma Cia. Belga e os produtos exportados para os hospitais da Bélgica. Possuía um rebanho de gado vacum de aproximadamente 300mil cabeças. O local teve o primeiro CEP e Sistema de Correios e Telégrafos com mais de 200 famílias ali residindo, além de um porto para embarque e desembarque para navios à vapoRua Hoje está a serviço da História, da Arqueologia, do Meio Ambiente e diversas modalidades do turismo, com suas belas construções de arquitetura colonial. Tombada pelo Patrimônio Histórico Estadual.

 

Catedral de São Luiz

Em seu projeto inicial teria como estilo arquitetônico, o Gótico, baseado na Catedral de Notre Dame, de Paris, por fim após sua conclusão que ocorreu em 25 de agosto de 1965 conforme (Mendes, 1992), percebe-se que seu projeto tornou-se Neogótico, pois aderiu elementos em sua maioria do novo estilo gótico. Para a construção desta edificação especulam-se diversas histórias sobre, e construiu-se até um mito sobre o do minhocão.

 

Marco do Jauru

Este monumento de expressivo conteúdo histórico representava a fronteira entre os territórios portugueses e espanhóis, demarcados a partir do Tratado de Madri de 1750. É uma peça que veio desmontada da Europa, constituído de uma pirâmide quadrangular (esculpida em Lisboa em pedra Lioz). Foi assentado na foz Rio Jauru e permaneceu por mais de um século no mesmo local. Em 1883 com a retomada de Corumbá pelo Tenente Coronel Antônio Maria Coelho, o monumento foi trazido para o Largo da Matriz, hoje Praça Barão de Rio Branco. Em 02 de fevereiro de 1883 foi assentado em frente a Catedral de São Luiz. O marco é tombado pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN).

 

Vila do Taquaral

Vila centenária ocupada por população tradicional localiza-se a cerca de 20 km a nordeste de Cáceres, em frente a Serra do Bebedouro. Apresenta diversas casas de taipa, restos de obra em pedra, grandes gramados onde são criados cavalos e gado. A população muito simpática tem muitas histórias para contar. Em julho ocorre na vila uma grande festa religiosa que dura aproximadamente três dias.

 

Fazenda Paiol

Fazenda histórica localizada a cerca de 50 km a sudeste de Cáceres próximo a BR-070. Na fazenda existe casario antigo bem conservado e um magnífico monjolo onde é possível tomar banho equivalente a uma cachoeira, a área é bastante interessante e existe um acesso antigo em meio às fazendas da região que vale a pena de ser conhecido.

 

Atrativos Culturais

 

Manifestações culturais

São tradicionais as festas com o conhecido Siriri (canto), a dança Cururu, Rasqueado e de São Gonçalo fazem parte das manifestações populares da cidade de Cáceres e encontram-se inseridas no contexto religioso local. Nestas danças, a cultura corporal de movimento traduz os sentidos e dois significados incorporados no ritual religioso popular impressos nos corpos/pessoa de cada um que participa das danças realizadas nas festas de santos.

 

Museu histórico de Cáceres

O Museu possui salas representativas que retrata a cultura e a historia do povo pantaneiro e a sala de arqueologia. Para visitações de 2º a 6º feiras das 7:00 às 18:00 h. Entrada franca.

 

Sítio Arqueológico da Chapadinha

Abrigo sob rocha no meio da encosta da Serra da Chapadinha a aproximadamente 27 km a nordeste de Cáceres. No abrigo existem dezenas de pinturas rupestres em várias cores e com formas geométricas, figurativas e abstratas. A localização do abrigo é próxima a um córrego de águas cristalinas e junto a grandes lajedos de pedras cobertos com cactos e bromélias de onde se avista grande trecho da Morraria.

 

Festival Internacional de Pesca (FIP)

Acontece anualmente no final do mês de setembro, porém em 2010, a 30º edição do FIP será realizada no período de 24 de abril a 02 de maio. A cidade de Cáceres acolhe milhares de turistas que vêm prestigiar o festival. Hoje o FIP é muito mais que a prova de pesca embarcada (barco e canoa) e a prova de pesca de barranco (infanto-juvenil). Durante a semana do FIP acontecem várias atrações culturais e esportivas. Ano após ano, atrai um número maior de competidores, envolvendo crianças e adultos. Consta no Guinness World Records (o livro dos records) como o maior evento de pesca esportiva de água doce do mundo.

 

Atrativos Naturais

 

Dolina da Água Milagrosa

A Dolina é um lago circular cercado por paredões calcários, localizada a 20 km a noroeste de Cáceres. É propícia para prática do mergulho, cujo fundo ainda não foi alcançada por mergulhadores. Atualmente é considerada como o melhor lugar de Mato Grosso para espeleo-mergulho. Para descer até a água, utiliza-se uma escada íngreme. As águas do lago no período de seca ganham coloração azulada e na cheia ficam esverdeadas, têm suposto poder medicinal, pois no passado, os escravos curavam-se nestas águas.

 

 

Serra Ponta do Morro

Monumento natural extraordinário com paredão vertical em altitude de 625 m. Domina a paisagem de fundo da cidade e é imponente na região serrana. Localiza-se a 20 km ao sudoeste de Cáceres. Permite-se a prática de caminhada semi-pesada. Na parte superior da ponta do morro nascem duas cachoeiras. É considerado um mirante natural fantástico de onde se vê trechos da região serrana, a cidade e o Rio Paraguai.

 

Salto do Rio Bravo

Cachoeira larga com 5 m de altura, que deságua em piscina natural com praia e totalmente envolvida por floresta. Fica a 85 km de Cáceres no sentido nordeste. Local adequado para a prática do ecoturismo e banho.

 

Aquário Natural “Progresso”

Localiza-se a 50 km de Cáceres, trata-se de uma nascente de água calcária, cristalina que forma um pequeno, habitado por Piraputangas e Curimbatás, que proporcionam um espetáculo de rara beleza. O local é excelente para a prática do ecoturismo e turismo convencional.

 

Cachoeira das Piraputangas

Localiza-se a 13 km de Cáceres, junto a MT – 343 que liga Cáceres a Barra do Bugres. É um balneário informal aberto ao público. A cachoeira principal que tem 10 m de largura e 2 m de altura apresenta várias piscinas naturais e corredeiras.

 

Fazenda Sangradouro

Localiza-se aproximadamente a 90 km na direção nordeste, próximo a BR- 070. A paisagem é extraordinária, apresentando floresta, morraria e paredões. Nos paredões é possível se observar as “tufas calcárias”, formações geológicas bastante raras onde o calcário forma estalactites enormes nos paredões a céu aberto. É talvez a mais bela paisagem deste trecho da região serrana.

 

Cachoeira da Cabeceira do rio Quilombo

Localiza-se a 30 Km de Cáceres no sentido sudeste, sendo 22 Km de asfalto e 8 Km de estrada de terra. A cachoeira tem cerca de 80 m de queda, apresentando alguns degraus, o melhor período para visitação é o das chuvas quando o volume de água é maioRua A base da cachoeira pode ser alcançada por trilha em caminhada leve, mas há necessidade de permissão para visitação da área.

 

Cachoeiras do córrego Cachoeirinha

O córrego Cachoeirinha atravessa a Serra da Chapada e depois a Serra Branca formando duas belas cachoeiras que tem grande potencial ecoturístico. A primeira cachoeira tem cerca de 15m de largura por 5 de altura, possui grande piscina natural e encontra-se em bom estado de conservação, a Segunda cachoeira que fica 100m acima da primeira, tem cerca de 35m de altura e também apresenta grande piscina natural, seu estado de conservação é excelente. Há necessidade de permissão para visitação da área.

 

Serra do Boi Morto

Localiza-se a aproximadamente 45 km de Cáceres no sentido sudeste. A estrada que liga a rodovia BR-070 até a estação da EMBRATEL no alto da serra é encantadora, atravessando belas fazendas e áreas com cavernas. A estrada que acessa a antena da EMBRATEL é pavimentada e muito íngreme exigindo veículo em bom estado de conservação e muita atenção, a beleza da estrada compensa o esforço.

No alto da serra junto à antena da EMBRATEL que fica a 698m de altura, existem trilhas de onde se pode avistar trechos da região serrana.

 

Serra do Fundinho/Cortado do Monjolo

Localizado à 30 km de Cáceres no sentido nordeste próximo à comunidade Taquaral junto a Serra da Morraria. Trata-se de uma área apertada entre paredões areníticos de até 590m de altura com uma trilha pela floresta que cruza um córrego sazonal chamado “Tembé” junto a uma cachoeira, a trilha continua no sentido oeste, atravessando uma garganta com passagens estreitas e altíssimos paredões de rocha chamado “Cortado do Monjolo”, penetrando no Cerrado em área ainda preservada. A paisagem avistada no Cerrado em frente ao Cortado do Monjolo é magnífica, sendo das melhores trilhas para Ecoturismo.

 

Serra do Tarumã/ Serra do Poção

Serra contínua por quase 20 km que é paralela a margem esquerda do rio Paraguai desde a região da Barra do rio Sepotuba até a fazenda Angical, localiza – se a partir de 15 km a nordeste de Cáceres. A área é toda ocupada por fazendas de gado e em algumas delas existem atividades de recepção de pescadores. Apresenta grande beleza cênica com paredões, bocainas e morros areníticos semi – isolados (até 535m de altura). A peculiaridade desta área é justamente o contato entre as Serras e os Pantanais do rio Paraguai e do rio Sepotuba. A beleza cênica desta área, a partir de vistas aéreas é impressionante.

 

Córrego Água Doce

Localiza-se a 30 km a nordeste de Cáceres na região da Serra de Santana, tendo dois acessos, o primeiro pela comunidade de Santana que fica a quase 60 Km de Cáceres e o segundo pela comunidade Taquaral onde se acessa caminho tropeiro da “Casa das bRuacas” onde a população tradicional retira a produção de banana-da-terra com tropas de burros e surrões de couro por íngremes 900m de estrada. O acesso ao Córrego da Água Doce pode ser feito a pé ou em veículo 4X4 em boas condições. A área é ideal para caminhada semi-pesada e o lugar é ótimo para estabelecer contato com a população local, a paisagem é linda e exuberante.

 

Pantanal do Cai-Cai

Localizado na margem direita do rio Paraguai, em frente à estação Ecológica de Taiamã a cerca de 170 km ao sul de Cáceres por via fluvial. Área totalmente plana e deprimida, cuja cota altimétrica fica entre 94 e 92 metros, é totalmente coberta de água e de exuberante vegetação aquática, os canais de drenagem chamados de corixos são meândricos e se misturam aos campos e baías, tornando a navegação nesta área de alto risco. A abundância de peixes é notável, assim como o estado natural em que a área ainda se encontra. Algumas pequenas ilhas isoladas apresentam chão firme e são recobertas por florestas, são os “Capões dos bugres”, áreas construídas por populações indígenas muito antigas, que fizeram aterros de variados tamanhos para abrigarem acampamentos e pequenas aldeias. Todos os capões são sítios arqueológicos importantes, tendo, portanto restrições para uso turístico, a área é de extraordinária beleza cênica e valor biológico, além de estar na área do entorno protegido da estação Ecológica de Taiamã.

 

Morro Pelado/ Fazenda Santo Antônio das Lendas

Morro pelado é um monumento natural rochoso isolado na margem esquerda do rio Paraguai no final da serra do Descalvadinho. Apresenta sítio arqueológico cerâmico e sítio histórico com restos de uma trincheira defensiva construída de pedra na época da guerra do Paraguai. A área tem grande beleza cênica principalmente pelo contraste de sua aridez rochosa em meio ao Pantanal. Ao lado do Morro Pelado a fazenda Santo Antônio das Lendas é ponto de apoio a todos que adentram o Pantanal, possui acesso terrestre que na estação seca se conecta com Cáceres, além de pista de pouso. A fazenda é tradicional, localizada junto a serra e em frente a um grande Carandazal. Sua maior riqueza é a avifauna que é muita abundante possuindo espécies ameaçadas de extinção, como a Arara-Azul-do-Pantanal.

 

Pantanal do Rio Paraguai

 

Sem dúvida o maior atrativo natural da região de Cáceres, o rio Paraguai oferece aos moradores opção de banho e pesca em suas águas.  Este espraia-se ao longo de quase 400 km, indo até a fronteira com a República da Bolívia, que corre ao longo de mais de 300 Km de Pantanal. O turismo de pesca, já instalado na região apresenta crescimento vigoroso, preocupando segmentos da sociedade local que preferiam ver o Ecoturismo se instalando definitivamente. Além das paisagens, onde se mesclam a Morraria e o Pantanal, a fauna é elemento fundamental para o turismo. N o período de seca é possível desfrutar das inúmeras praias formadas ao longo do seu curso, com destaque para: praia do Daveron, praia do Julião, praia da Chimbuva, praia da Baía da Palha, praia do Renato, entre outras.

 

Estação Ecológica de Taiamã/Vitória Régias

Localizada a cerca de 180 km ao sul de Cáceres, descendo o rio Paraguai em sua margem esquerda com área de 14.325ha. A Estação Ecológica apresenta um mosaico de diversos tipos de vegetação em estado natural. A fauna abundante encontra aí ótimas condições de reprodução. Neste trecho o rio Paraguai apresenta grandes colônias de Vitória-Régia-do-Pantanal (Victoria Cruziana), que por si só já é um grande atrativo natural. O avistamento de ninhos de tuiuiú e muitas vezes de onças-pintadas é bastante comum na estação ecológica. Entretanto a legislação federal que rege o funcionamento das estações ecológicas não permite que atividades turísticas sejam desenvolvidas na área.

 

Cachoeira da Fazenda Primavera

Localizada a 25 km a sudeste de Cáceres, na entrada da Fazenda Primavera, na antiga estrada para Cuiabá, onde o Ribeirão Jacobina atravessa a Serra da Primavera formando várias quedas d’água, corredeiras e uma deliciosa piscina natural. A estrada que liga o atrativo a cidade de Cáceres é de terra em razoável estado de conservação, a paisagem é bela mas a cada dia as florestas remanescentes vem sendo substituído por pastagens.

 

Rio Sepotuba

Localizado ao norte de Cáceres, apresenta vegetação e característica similares ao rio Paraguai, bastante piscoso é muito procurado pelos praticantes do turismo de pesca.

 

Rio Cabaçal

Localizado ao norte de Cáceres o rio tem seu curso paralelo ao rio Sepotuba, no sentido norte-sul. Apresenta características semelhantes ao rio Sepotuba, sendo utilizado na atividade turística como local de pesca.

 

Rio Jauru

Localizado a oeste de Cáceres, o rio Jauru é um importante afluente da margem direita do rio Paraguai. Nele também é desenvolvido o turismo de pesca.


Fonte do Texto:

Secretaria municipal de Meio Ambiente e Turismo de Cáceres - Sematur

Fonte das fotos:

Fazenda Facão – Marcela de Almeida Silva
Dolina Agua Milagosa – Adilson Reis
Pantanal do rio Paraguai – Sandra Mara A. S. Neves
Demais fotos –Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Turismo de Cáceres - Sematur




Agências de Turismo

Leão Tour
Endereço: Rua Cel. José Dulce, 304
Bairro: Centro
Cáceres/MT - Cep: 78200-000
Telefone: (65)3223-7357 e (65)3223-5202
E-mail:leaotur@visitecaceres.com.br"

Estação Paraíso
Endereço: Rua 06 de Outubro ,88
Bairro: Centro
Cáceres/MT - Cep: 78200-000
Fone/Fax: (65)3223-2007
http://www.turismonopantanal.com.br